O uso de pallets é praticamente uma unanimidade entre empresas do setor de armazenamento e logístico, que utilizam paletes PBR1 e PBR2 para lidarem com os fardos e mercadorias.
Mais especificamente no Brasil, as indústrias valorizam a unidade de palete desenvolvida nacionalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que recebeu a alcunha de PBR.
O apreço se deve a dois grandes motivos: o primeiro, uma forma de agilizar os processos logísticos. Já o segundo, por se tratarem de uma maneira de economizar tempo – e dinheiro –, ao mesmo tempo que ainda trazem lucros.
Considerando toda a popularidade do utensílio, a ABRAS teve que criar uma norma para ajudar a padronizar o uso dos pallets pelo Brasil. Por isso, ela decidiu diferenciar os modelos entre paletes PBR1 e PBR2.
Originalmente, sua intenção era a de facilitar no momento de entrega das unidades, ajudando a cadeia de estocagem de produtos como um todo e facilitando a adequação ao tamanho proposto pelos centros de distribuição e armazenagem.
Neste post, você vai entender melhor o que são os paletes PBR1 e PBR2, suas diferenças e usabilidade.
Paletes PBR1
O Palete de Madeira do tipo PBR 1 é a unidade que contém capacidade de carga estática (parada) de 2,5 ton. Ele também pode ser confeccionado com madeiras de eucalipto e pinus, ou totalmente em eucalipto.
Essa escolha é feita pois as madeiras de pinus e eucalipto são de curto ciclo de crescimento e de fácil reflorestamento. Esse tipo de palete desenvolvido pela ABRA também é conhecido por ser o principal nas entregas para supermercados, ou empresas que requerem movimentação fácil e resistente para carga e descarga, e movimentação.
O palete PBR 1 é conhecido como um modelo intercambiável, desenvolvido inicialmente para o uso na cadeia de supermercados. Mas sua popularidade rapidamente o tornou o padrão de palete geral do Brasil.
Já o modelo de Palete PBR2 foi desenvolvido para se tornar o palete intercambiável na cadeira de supermercados brasileiros. A ideia, basicamente, é que ele funcione como um vasilhame (recipiente), para, desta forma, seja utilizada por qualquer indústria, e que redes de supermercados possam trocar mercadorias entre si.
O Palete PBR2 tem uso exclusivo para a carga, descarga e carregamento de bebidas, e sua última versão é foi homologada e desenvolvida no ano de 1999.
Qual é a diferença entre os paletes PBR1 e PBR2? Clique aqui e descubra!
Porta Paletes, Mini Porta Paletes, Acessórios para Sinalização e Segurança Peça um Orçamento! (41)3073-1215